Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 8 de março de 2011

COMO UTILIZAR O DICIONÁRIO

Ao se consultar um dicionário é importante observar as seguintes orientações:


1ª – Quando as palavras começam com a mesma letra, deve-se considerar a ordem alfabética da segunda letra de cada palavra.

alface – amargo - anel – atrasado


2ª – Quando as palavras têm as duas primeiras letras iguais, deve-se considerar a ordem alfabética da terceira letra.

boate – bobo – boca – bode


3ª – Quando as palavras têm as três primeiras letras iguais, deve-se considerar a ordem alfabética da quarta letra.

cabana – cabelo – cabide – cabo


Deve-se proceder sempre da mesma maneira até se encontrar a primeira letra que diferencia as palavras. Há casos em que essa diferença ocorre quase no final da palavra.
alfabetização – alfabetizado

Não se esqueça:

No alto de todas as páginas de um dicionário são destacadas a primeira e a última palavra que aparecem nessa página para facilitar a consulta.

- Observe e leia esta tira:
1) O que significa a fala: “Desse jeito você nunca vai terminar de ler um livro tão grosso?”
2) Quando devemos utilizar o dicionário?
3) Se você fosse procurar as palavras a baixo em um dicionário, em que ordem elas apareceriam? Escreva-as na ordem correta.

PÁSSARO – TRAMPOLIM
 ABRIDOR – TINTA 
PAPAGAIO – ABÓBORA
TRAPÉZIO – PASSAGEM
__________________________________________________

- Organize as palavras da tabela em ordem alfabética.

MORANGO
MAÇÃ
AMORA
LARANJA
MANGA
AMEIXA
MEXERICA
MELÃO
ACEROLA
MAMÃO
LIMÃO
PÊSSEGO
MELÂNCIA
AÇAÍ
PÊRA
ABACAXI

3 comentários:

  1. Muito legal essa atividade!! A melhor parte: tem uma tirinha da Mafalda! Amoooo!! Bjooocas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora pela sugestão de atividade!
    Vou trabalhar com os alunos do EJA!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professora, a atividade é muito interessante!

    ResponderExcluir