Ao se consultar um dicionário é importante observar as seguintes orientações:
1ª – Quando as palavras começam com a mesma letra, deve-se considerar a ordem alfabética da segunda letra de cada palavra.
alface – amargo - anel – atrasado
2ª – Quando as palavras têm as duas primeiras letras iguais, deve-se considerar a ordem alfabética da terceira letra.
boate – bobo – boca – bode
3ª – Quando as palavras têm as três primeiras letras iguais, deve-se considerar a ordem alfabética da quarta letra.
cabana – cabelo – cabide – cabo
Deve-se proceder sempre da mesma maneira até se encontrar a primeira letra que diferencia as palavras. Há casos em que essa diferença ocorre quase no final da palavra.
alfabetização – alfabetizado
Não se esqueça:
No alto de todas as páginas de um dicionário são destacadas a primeira e a última palavra que aparecem nessa página para facilitar a consulta.
- Observe e leia esta tira:
1) O que significa a fala: “Desse jeito você nunca vai terminar de ler um livro tão grosso?”
2) Quando devemos utilizar o dicionário?
3) Se você fosse procurar as palavras a baixo em um dicionário, em que ordem elas apareceriam? Escreva-as na ordem correta.
PÁSSARO – TRAMPOLIM
ABRIDOR – TINTA
PAPAGAIO – ABÓBORA
TRAPÉZIO – PASSAGEM
__________________________________________________
- Organize as palavras da tabela em ordem alfabética.
MORANGO | MAÇÃ | AMORA | LARANJA |
MANGA | AMEIXA | MEXERICA | MELÃO |
ACEROLA | MAMÃO | LIMÃO | PÊSSEGO |
MELÂNCIA | AÇAÍ | PÊRA | ABACAXI |
Muito legal essa atividade!! A melhor parte: tem uma tirinha da Mafalda! Amoooo!! Bjooocas
ResponderExcluirParabéns professora pela sugestão de atividade!
ResponderExcluirVou trabalhar com os alunos do EJA!
Parabéns professora, a atividade é muito interessante!
ResponderExcluir