Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

DINÂMICA PARA FAZER COM OS ALUNOS

DINÂMICA PARA FAZER COM OS ALUNOS

Digite uma lista numerada mais ou menos assim:

1- Leia atentamente as instruções até o final.
2- Dê um abraço no colega do lado.
3- Coloque seu caderno em cima da carteira.
4 - Levante da carteira e vá até o quadro-negro.
5- Diga seu nome em voz alta.
6- Corra até o fundo da classe.
7- Conte até 3 em voz alta.
8- ......

Faça uma lista bem grande, com pelo menos 30 coisas e não esqueça da última:

30- Faça somente a número 2.

Como fazer:

Na sala de aula, avise que vai fazer uma dinâmica e que será uma competição para ver quem termina primeiro. Entregue as folhas viradas para baixo e diga que são as instruções mas que só podem virar quando você mandar.

Para dar mais "pressão", diga que vai cronometrar o tempo que vão levar para terminar. Diga "tempo!" ou qualquer outra palavra assim para que comecem.

Conclusão

O que se vê é que a maioria dos alunos - se não todos eles - mesmo lendo a primeira instrução "leia atentamente até o final" não a obedece, então fazem tudo o que está na lista. Quando chegam à última descobrem que teriam que executar apenas a número 2. Isso demonstra claramente que eles não entenderam (ou desconsideraram) uma instrução. Demonstra que é importante entender exatamente o que significam as palavras, já que se a primeira instrução era ler atentamente até o final, deveriam seguí-la primeiro lendo tudo até o final, para só então partir para a execução da número 2.

Fazendo tudo provaram que quando não se interpreta direito um texto muitas vezes tornamos as coisas mais difíceis para nós mesmos, temos que fazer coisas que seriam desnecessárias se interpretássemos corretamente um texto.

Um comentário: