Pesquisar este blog

domingo, 16 de janeiro de 2011

TEXTO COM INTERPRETAÇÃO: "VIRA-LATA, SIM SENHOR!"

Vira – lata, sim senhor!


            Meu nome é Pitoco. Depois desse nome também tive outros : Tostão e Cascau,mas sempre me lembro com saudade do tempo em que meus amigos eram pequenos e me chamavam assim.
            Sou pequeno, vira-lata legítimo, sem pedigree, sem raça definida. Sou vira-lata mesmo, muito mais pela vida errante de cão sem dono que levei do que pelo fato de não ter procedência nobre.
            Sei latir e abanar o rabo, além de brincar e correr atrás de uma bola tão bem como qualquer outro cão. Sei também rosnar só de mentirinha, e é disso que as crianças gostam.
            Sou inteirinho branco, um branco amarelado, que parece sujo. Tenho pêlo curto, focinho comprido e duas grandes orelhas caídas. [...]
            Minha história começou num bairro sossegado, com poucos carros e muitas crianças brincando pelas calçadas. As árvores eram muitas grandes; enchiam o ar com o seu cheiro fresco, além de sombrear e refrescar as ruas quando o sol ficava mais quente.
            Eu vivia numa casa grande, cujos moradores adultos eram: Eufrasina, uma mulher [...] que cozinhava, fazia os serviços domésticos e estava sempre com um lenço amarrado na cabeça; a mãe dos meus amigos, dona Idelma, que era muito bondosa; seu Artur, o pai, que falava grosso e alto, mas gostava muito de mim e sempre me dava uns pedacinhos de cartilagem de frango ou um osso bem gostoso. Eu só não gostava muito quando ele proibia as crianças de me darem doces:
            _ Vai estragar os dentes do cachorro, menino!
            As crianças, meus maiores amigos, eram a Sílvia, de dez anos, e o Carlinhos, de oito. Eram felizes, alegres e irrequietas como todas as crianças. Quando não estavam na escola, os dias passavam muito depressa. Elas brincavam o tempo todo comigo: jogavam bola, escondiam-se e corriam para que eu as perseguisse.
            Embora gostasse muito dos adultos daquela casa, pois eles não se importavam que eu circulasse e dormisse no tapete da sala, além de nunca se esquecerem de mim, as crianças eram toda a minha vida, toda a minha alegria. Acordava pensando nelas e, em alguns raros momentos, tinha vontade de também ser gente para ir à escola e não precisar separar-me dos meus melhores amigos.

                                   Vira-lata,sim senhor! de V.J. Palaoro,Scipione.

Vocabulário

Legítimo : autêntico;genuíno.
Pedigree: registro dos pais e avós dos animais.
Errante: sem destino fixo.
Procedência: origem.
Nobre: ilustre.
Cartilagem: tecido que reveste as articulações do corpo.
Irrequietas: inquietas; agitadas.  


                   Estudando o texto.

1) Quem conta a história do texto Vira-lata, sim senhor! ? Marque com um X a resposta correta:

(   ) Uma criança.
(   ) Um adulto.
(   ) Um cachorro.

2) Copie do texto o que Pitoco sabia fazer:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Descreva a aparência física de Pitoco:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Quantas pessoas viviam na casa em que Pitoco morava? Como eles se chamavam?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Relacione os personagens do texto às suas características :

Eufrasina                                            Mulher muito bondosa; mãe das crianças.
Dona Idelma                                      Menina alegre de 10 anos.
Seu Artur                                           Cozinhava e fazia os serviços domésticos.
Sílvia                                                  Menino irrequieto de 8 anos.
Carlinhos                                            Falava grosso e alto; pai das crianças.


6) Por que seu Artur proibia as crianças de darem doces a Pitoco?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Que brincadeiras as crianças faziam com Pitoco?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Pitoco queria ser gente para poder ir à escola e não precisar se separar de seus amigos. Você já quis ser outra pessoa ou algum animal? Por qual motivo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                   Entendendo as palavras

1) Escreva uma frase com cada uma das palavras abaixo:

Legítimo __________________________________________
Pedigree __________________________________________
Errante ____________________________________________

2) Complete as frases com o sinônimo das palavras destacadas:

a)      O colecionador não comprou o quadro porque não sabia qual era sua procedência . Ele não quer obras com ________________ desconhecida.
b)      Sou de família nobre . Meu bisavô era um ________________marquês.
c)      Como essas meninas são irrequietas! São mais __________________que os meninos.

3) Encontre no texto o antônimo das palavras abaixo e escreva:

Maldosa __________________________
Fino _____________________________
Devagar __________________________
Inimigos __________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário