Pesquisar este blog

domingo, 16 de janeiro de 2011

GRAMÁTICA: ARTIGO

- Complete o texto abaixo, empregando artigos definidos (o, a, os, as) ou indefinidos (um, uma, uns, umas).

____ PASSEIO NO CLUBE

        Estava fazendo ____ manhã muito ensolarada. ____ nuvens do céu estavam branquinhas, em forma de flocos de algodão.
        Era sábado e ____ crianças do SESI – 414 resolveram passar  ____ dia no clube. Todos que iam chegando percebiam que _____ água das piscinas estava bem morninha, aquecida pelos raios do sol brilhante.
        Patrick brinca com ____ bola colorida enquanto Giovana dá ____ mergulho gostoso na piscina .  Já____ senhor Honório, avô de algumas crianças, aconchegou-se debaixo de _____ barraquinha de sol e deu _____ cochilada preguiçosa.
        ____ dia passou tão rapidamente que _____ crianças nem perceberam _____ tempo passar. Só foram embora ao fim do dia, quando  ____ clube já estava fechando.



Pinte de lápis de cor amarelo todas as palavras, do texto, que são adjetivos.

- Pinte de lápis de cor azul todos os substantivos próprios que se encontram no texto.

Um comentário:

  1. bem legal eu acho mas isso me ajudou bastente nos meus estudos ja que eu não gosto de estudar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir