Pesquisar este blog

domingo, 16 de janeiro de 2011

TEXTO: "OS ALIMENTOS"

OS ALIMENTOS

A saúde do nosso corpo depende basicamente da nossa alimentação.
O copo precisa de energia pra qeu todos os órgãos possam funcionar. Essa energia é obtida por meio da alimentação, que deve ser variada a fim de dar ao organismo tudo de que ele precisa.
Em nossa alimentação devemos usar alimentos de origem vegetal, animal e mineral.
Os alimentos têm diferentes funções no nosso organismo. De acordo com as substâncias contidas em maior quantidade, os alimentos podem ser classificados em construtores, energéticos e reguladores.

·         Alimentos construtores: Esses alimentos são ricos em proteínas. As proteínas ajudam na renovação das células, na reconstrução dos tecidos e no crescimento do corpo. São exemplos de alimentos ricos em proteínas: peixe, leite, soja, ovos, frango, feijão e carne.

·         Alimentos energéticos: Esses alimentos são ricos em açúcares e gorduras, substancias que dão energia ao nosso corpo. São exemplos de alimentos ricos em açúcares e gorduras: mel, leite, açúcar, frutas, beterraba, manteiga e óleo.

·         Alimentos reguladores: Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, substancias que regulam o funcionamento do nosso organismo, protegendo-o, também, contra doenças.

Os sais minerais são necessários para a formação dos ossos, dos dentes e do sangue. São exemplos de sais minerais: cloro, sódio, cálcio, flúor, ferro. Os sais minerais são encontrados no sal de cozinha, no leite, nas verduras, etc.
As vitaminas são necessárias para o desenvolvimento do nosso organismo e para a prevenção de certas doenças. As vitaminas A,B,C,D e são exemplos de vitaminas encontradas em frutas, verduras, ovos, leite, etc

7 comentários: