Pesquisar este blog

domingo, 16 de janeiro de 2011

TEXTO: "SÍTIO DO PICA PAU AMARELO"

SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
"O Sítio é um lugar onde todas as crianças querem ir porque é mágico. Tem o pó de Pirlimpimpim, que faz a gente viajar... É um mundo encantado, maravilhoso para as crianças!’
Monteiro Lobato, criador do Sítio do Picapau Amarelo, tinha o sonho como matéria prima. Por esta razão, as histórias que agitam a vida de Emília, Pedrinho e Narizinho são repletas de fantasias e em suas reinações tudo pode acontecer! A obra de Monteiro Lobato atravessa gerações e se revela sempre atual

PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
Rabicó: um leitão, é o animal de estimação da Narizinho. É guloso e covarde. Está sempre atrás de comida, mas morre de medo da Tia Nastácia, que não vê a hora de colocá-lo na panela.
Quindim: É um rinoceronte que fugiu do circo onde trabalhava e acabou indo parar no Sítio. Como o próprio nome diz, é um doce de criatura e foi eleito por Emília ‘tomador de conta do Sítio’, por causa de seu enorme tamanho. Quem vai encarar este simpático
Pedrinho: Neto de Dona Benta, Pedrinho vive na cidade. É corajoso, esperto e tem espírito de líder. Gosta de passar suas férias no Sítio e sempre fica triste quando elas chegam ao fim.
Narizinho: É uma menina doce, carinhosa e inteligente. Neta de Dona Benta e prima de Pedrinho, adora a vida no Sítio. Gosta de subir em árvores e de estar em companhia de Emília, sua boneca de pano.
Dona Benta: Contando várias histórias e estimulando a criatividade e imaginação das crianças, Dona Benta alimenta a curiosidade de seus netos e da boneca Emília. Mora no interior, mas sabe de tudo que acontece no mundo. Está sempre se divertindo com as estórias e reinações que a garotada inventa!
Cuca: É uma bruxa com cara e corpo de jacaré. É a grande vilã da história. Vive em sua caverna, criando poções e planejando invadir o Sítio. Faz questão de ser a criatura mais maléfica das redondezas e não aceita que outros bruxos

Saci: O saci é uma figura popular do folclore brasileiro. Tem uma perna só, usa um gorro vermelho e pita um cachimbo. Vive azucrinando a vida de todos no Sítio, mas ficou amigo de Pedrinho depois que ele o tirou de um redemoinho.
Tia Nastácia: Além de alimentar a turma do Sítio com seus quitutes, alimenta a imaginação das crianças com suas histórias. Tia Nastácia é a faz-tudo do Sítio, mas a turma também a ajuda cooperando nas tarefas domésticas.
Tio Barnabé: É um ‘preto velho’ que sabe de todos os mistérios do mato. Cuida das galinhas e da Vaca Mocha da Emília. Está sempre fumando um cachimbo, que o Saci adora esconder.
Visconde de Sabugosa: Erudito e atrapalhado, Visconde vive na biblioteca, entre os livros, pesquisando e estudando sobre vários assuntos. Quando não está lá, o boneco feito de sabugo de milho fica em seu laboratório, no porão da casa de Dona Benta, onde dá margem à sua fértil criatividade para construir suas invenções malucas
Zé Carijó: Um caipira atrapalhado e simpático que, sempre contra sua vontade, acaba embarcando em todas as aventuras da turma do Sítio. Não se conhece homem mais medroso que ele, mas o fanfarrão adora contar vantagem. E ninguém pode negar que ele tem um coração do tamanho do mundo.
Emília: A boneca falante é a irreverência em pessoa. Está sempre tendo idéias maravilhosas. É crítica e mandona, liderando a maioria das aventuras. Seu gênio pra lá de forte vai causar muita confusão quando a boneca ganhar uma concorrente, que vai chegar para mostrar que o mundo não gira em torno dela.

7 comentários:

  1. eu adorei isso e super legal!
    eu adoro a Emilia ela e tao travessa e inventa cada coisa...qui me faz chorar de tanto rir.
    olha esse e meu e-mail do msn se vcs tiverem me add:isabelly_cassia@yooh.com
    xau adoro vcs!
    bjs...

    ResponderExcluir
  2. esa historia e um masimo de historia

    ResponderExcluir
  3. ela e muito legal e engrasada lendomais todos sao

    ResponderExcluir
  4. essa historia e muito arretada

    ResponderExcluir
  5. nossa que historia muito divertida

    ResponderExcluir
  6. adoro todos os personagens e este texto e muito mais do que legal e sesasiona!!!!

    ResponderExcluir
  7. muitoo bom esse resumo amei

    ResponderExcluir