Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

TEXTO PARA REFLEXÃO: "A BORBOLETA"

                                        A borboleta
Lembro-me de uma manhã em que eu havia descoberto um casulo na casca de uma árvore, no momento em que a borboleta rompia o invólucro e se preparava para sair.
Esperei bastante tempo, mas estava demorando muito, e eu estava com pressa. Irritado, curvei-me e comecei a esquentar o casulo com meu hálito.
Eu o esquentava e o milagre começou a acontecer diante de mim, a um ritmo mais rápido que o natural.
O invólucro se abriu, a borboleta saiu se arrastando e nunca hei de esquecer o horror que senti então: suas asas ainda não estavam abertas e com todo o seu corpinho que tremia, ela se esforçava para desdobrá-las.
Curvado por cima dela, eu a ajudava com o calor do meu hálito. Em vão. Era necessário um acidente natural e o desenrolar das asas devia ser feito lentamente ao sol - agora era tarde demais.
Meu sopro obrigara a borboleta a se mostrar toda amarrotada, antes do tempo.
Ela se agitou desesperada, alguns segundos depois morreu na palma da minha mão.
Aquele pequeno cadáver é, eu acho, o peso maior que tenho na consciência. Pois, hoje entendo bem isso, é um pecado mortal forçar as leis da natureza.
Temos que não nos apressar, não ficar impacientes, seguir com confiança o ritmo do Eterno.
Nikos Azanizaki
* * *
Esta pequena história nos faz pensar num dos aspectos do trabalho psicopedagógico, ou seja, sobre o respeito ao aluno e às necessidades de aprendizagem de cada criança.
A lagarta passa por um longo processo de transformação para virar borboleta e poder voar.
A lagarta se alimenta muito para crescer. Este "alimenta-se para crescer" do ponto de vista da psicopedagogia são as experiências que a criança vai adquirindo em contato com as pessoas, os objetos e o mundo em geral.
Há que se selecionar os "alimentos estímulos" mais apropriados para este crescimento.
Depois, ao formar o casulo, a lagarta entra em repouso. Este tempo é necessário para que haja uma assimilação e uma acomodação das experiências, para que o sujeito as possa tomar como suas, fazendo e refazendo, como se construísse o seu casulo.
Mas, há o tempo de sair do casulo e poder voar.
Tempo de mostrar, de expressar, de comunicar.
As formas de mostrar o que se sabe são variadas, às vezes são desenhos, ou são novas brincadeiras, ou, até novas perguntas.
Só que cada lagarta tem seu tempo de casulo e seu tempo de ser borboleta. Não há como forçar e nem como acelerar os tempos, sem o risco de perdermos o vôo da borboleta!
Os comentários sobre a história da borboleta foram feitos por Erzsebet Mangucci - autora do livro "Vivendo a Leitura e a Escrita", da Solução Editora.

3 comentários:

  1. Delving deepeг in thе field of dеsign the eco-friendlу intеriοr is often a
    disсipline that haѕ bееn groωing
    natіonally since sciеntist fігst announced the consequеnces оf
    glοbal warming on the public. Fаrming
    аnd cultivatiοn isn't just about crops and food grains. We need to stop the madness and realize that God gave us everything we need right here on Earth to prevent or cure any disease.

    Look at my webpage - bachelor's degrее natural reѕοurceѕ manаgement

    ResponderExcluir
  2. Αn aсademic dіplоma would bе a
    serious аchiеvement and included intense
    schoolworκ. In acсordance ωith sρecifiсs ԁevеloped uρ in the Communicatіons to Imрroνe tгaining sсhoοls of mοnetаry loοκing іn the
    affiliаte schоοls, the tгuly gгeat top
    qualіty superb grеаter toρ quаlіty οf full-time
    ΜBA. Spenсеrіan Cοllege is positioneԁ
    in Kentucky with campuseѕ іn Louisville аnd Lexington.


    Heгe is mу wеb site; weblink

    ResponderExcluir
  3. Ηey I know thіs іs off toρic but I ωas wondеrіng
    if уou knew of anу ωidgеts І could adԁ to my blog thаt automatically tweеt my newеѕt tωitter updаtеs.
    І've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

    Stop by my blog; sports business degree Programs

    ResponderExcluir